Seguros

Energia

Serviços domésticos

Telecomunicações

Saúde

Segurança Doméstica

Energia Solar

Seguro Automóvel

Aparelhos Auditivos

Créditos

Educação

Paixão por carros

Seguro de Animais de Estimação

Blogue

A ascensão da indústria de seguros no novo normal da pandemia

A pandemia da Covid-19 catalisou uma transformação sem precedentes em todos os setores da economia global. Entre os mais destacados está a indústria de seguros. Este setor, muitas vezes considerado lento para se adaptar às mudanças, encontrou nas novas circunstâncias criadas pela pandemia a oportunidade para uma evolução massiva.
As seguradoras estão fazendo uma transição para o digital mais acelerada do que nunca, buscando satisfazer as demandas em mutação dos clientes e a adaptar-se a um ambiente em mudança. O antigo adágio 'renovar ou morrer' nunca se aplicou mais precisamente.
O aparecimento do teletrabalho e do distanciamento social levaram ao aumento da necessidade de novos produtos de seguro. Os seguros de saúde, por exemplo, tiveram um aumento expressivo, com pessoas em todo o mundo procurando proteger-se contra os riscos colocados pela Covid-19. Paralelamente a isso, o uso crescente da tecnologia tem impulsionado a demanda por seguro de cibersegurança, enquanto o aumento no trabalho remoto tem levado ao crescimento do seguro de responsabilidade civil por erros e omissões.
O aumento na digitalização também está impulsionando inovações na forma como as seguradoras interagem com os clientes. A experimentação com canais de distribuição digital, desde plataformas online até chatbots e inteligência artificial, está em constante evolução.
Os clientes estão cada vez mais à vontade com as transações digitais, esperam experiências personalizadas e valorizam a facilidade e a velocidade. Isto está a levar as seguradoras a reestruturar as suas operações e os seus modelos de negócio.
A pandemia forçou muitas seguradoras a repensar a sua abordagem ao risco. Os modelos de avaliação de risco tradicionais foram colocados em causa, e as seguradoras tiveram de se adaptar rapidamente para responder às novas realidades – desde as implicações dos lockdowns constantes até ao impacto a longo prazo das mudanças nos comportamentos dos clientes.
No entanto, apesar destas mudanças drásticas, a indústria de seguros tem mostrado uma capacidade notável para se adaptar e prosperar em tempos de crise. Fazendo uso de inovações tecnológicas, adaptando-se às mudanças nas necessidades dos clientes e repensando modelos de risco, as seguradoras estão a encontrar novas formas de fornecer valor em tempos incertos e a posicionar-se para o sucesso no novo normal pós-pandemia.

Tags