A Covid-19 veio alterar drasticamente vários aspetos da nossa vida, nas distintas esferas, como a social, económica e política, entre outras.
A economia é um dos setores que tem registado grandes transformações e desafios. Entre estes, a procura crescente por seguros de saúde e a forma como as entidades se têm adaptado a esta nova realidade.
A economia global sofreu um duro golpe com a chegada da pandemia, com várias empresas a fecharem as portas e muitas outras a enfrentarem dificuldades para se manterem à tona. As restrições à circulação levaram à diminuição do consumo e o aumento do desemprego agravou ainda mais a situação.
Neste contexto de incerteza, o setor dos seguros tem tido uma procura crescente, com especial destaque para os seguros de saúde. A necessidade de proteção perante a doença e eventuais despesas de saúde levou a um aumento da sensibilização para a importância de possuir uma apólice deste tipo.
O crescimento da procura por seguros de saúde coloca desafios a este setor. A necessidade de cobertura para despesas relacionadas com a Covid-19, como hospitalizações ou tratamentos, coloca pressão sobre as seguradoras, que têm que reajustar a sua oferta às necessidades dos consumidores.
Paralelamente, as empresas de seguros tiveram que se adaptar às novas condições impostas pela pandemia, como a necessidade de digitalizar os seus serviços, para evitar o contacto físico. As reuniões por videoconferência, a subscrição de seguros online e o recurso a aplicações móveis para gestão das apólices são algumas das mudanças que se têm verificado neste setor.
No entanto, apesar dos desafios, o setor dos seguros tem mostrado resiliência e capacidade de adaptação. A competição acirrada tem levado a uma inovação constante, procurando ir ao encontro das necessidades dos clientes, oferecendo novas coberturas e serviços, muitos deles ligados à nova realidade pandémica.
Em suma, a economia tem enfrentado grandes desafios com a pandemia da Covid-19, mas também se têm criado oportunidades. Os seguros de saúde são um exemplo disto, com um aumento da procura e um esforço das empresas para se adaptarem a esta nova realidade.